NEWS

Próxima viagem no dia 04/10... Bóra???

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Uma história de sucesso

Esta poderia ser uma história simples: a moça que sonha balançar a cabeleira crespa inventa uma fórmula que finalmente torna seu desejo realidade. Mas a trajetória da carioca Heloísa Helena de Assis, 45 anos, apelidada de Zica, impressiona pela perseverança de sua protagonista. Durante anos ela teve no cabelo indomável seu calcanhar-de-Aquiles. Ele fez com que ganhasse um concurso de visual black power na adolescência, porém lhe causava mais transtornos que alegrias. Suas patroas - ela foi babá, faxineira, lavadeira e doméstica - exigiam que usasse um lenço na cabeça pois achavam que o cabelo revolto causava má-impressão. A jovem peregrinou por vários salões de beleza sem conseguir ajeitar os fios. Até que aos 21 anos resolveu fazer um curso de cabeleireiro para aprender a lidar com suas madeixas e, talvez, encontrar a solução para elas. 




O objetivo era ter cachos com balanço, não fios lisos. Foram muitas tentativas e erros. "Eu gosto muito de contar a minha vida. E também de balançar o cabelo! Sempre quis isso e não conseguia", relata. Zica pesquisou bastante. Procurava quem pudesse emprestar matérias-primas para criar misturas que facilitassem o pentear. Testava suas fórmulas no próprio cabelo e também no de um de seus irmãos, Rogério. "Fazia tudo em casa, em uma bacia e com uma colher de pau. Às vezes, sem saber, juntava produtos incompatíveis. O Rogério chegou a ficar careca temporariamente por conta dessas experiências", relata.

Persistente, passou mais de dez anos testando suas fórmulas até que descobriu um relaxante eficaz. O resultado obtido entusiasmou a vizinhança do morro onde vivia. Feliz com a cabeleira nova, Zica vislumbrou a possibilidade de ganhar dinheiro com isso. Afinal, seu desejo era o de tantas outras negras. Mas ela precisava registrar o produto, batizado como Super Relaxante. "Foi uma luta encontrar um químico, passar para ele a formulação, convencê-lo a acreditar no resultado e, assim, conseguir o registro."

Com a fórmula nas mãos, Zica encontrou mais uma pedra no caminho. Não tinha dinheiro para montar um salão. Seu marido vendeu o único bem da família, um Fusca 78. Em 1993, ela abriu seu primeiro estabelecimento, em um fundo de quintal na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. O sucesso foi imediato. As clientes chegavam e recebiam uma senha - que existe até hoje para organizar a fila. Em pouco tempo, Rogério se juntou à Zica e ao marido dela, Jair, e eles abriram um espaço um pouco maior, no mesmo bairro. Começava aí a rede Beleza Natural.




A fantástica fábrica de cosméticos

Além do Super Relaxante, que recentemente foi enriquecido com extrato de açaí e cacau, o Beleza Natural dá nome a vários produtos. Uma das novidades é a Hidracor, uma coloração que pode ser aplicada após o Super Relaxante. Ela muda o tom, mas sem clarear. As nuances variam do cobre ao preto. Há a linha de tratamento HidraForce, composta por queratina pura, indicada para crespos e lisos. Outra novidade, a Quatro Elementos, traz xampus e condicionadores nas versões Terra (força), Água (hidratação), Ar (leveza e vitalidade) e Fogo (para evitar o desbotamento). A grife também batiza um reparador de pontas à base de água para o cabelo crespo submetido a relaxamento. 

As crianças podem contar com o xampu e o condicionador Ziquinha, 
que trazem macadâmia na formulação. A marca ainda oferece uma
 maquiagem exclusiva para a pele negra, a Beleza Natural by Zica, 
e esmaltes de secagem rápida em 101 cores. As clientes submetidas 
ao relaxamento compram e levam para casa um kit de manutenção, 
que faz parte do tratamento, com um xampu, um condicionador, 
um leave-in, um creme e um pente especial para fios crespos. 
Todos esses cosméticos são feitos com exclusividade e foram 
desenvolvidos após longas pesquisas na fábrica. Por mês, saem 
de lá 50 toneladas de produtos. A preocupação de Zica é tanta que 
ela comprou um sofisticado filtro a fim de purificar a água, usado apenas 
em laboratórios farmacêuticos. "Desse modo, diminuímos os riscos de 
alergias aos nossos produtos. Além disso, muita quantidade de cloro na 
água altera a fórmula e tira a leveza de um leave-in, por exemplo. 
Ela faz muita diferença no resultado final."


Texto de Danielle Mora - Cabelos & Cia
Fotos Gilvan Barreto

Nenhum comentário: